Confira as palavras do Ian a respeito de sua conquista:

Há anos venho frequentando o setor Curucaca, localizado em São Luis do Purunã ( próximo a Curitiba ), sempre quis entrar nas vias, porém sempre foi muito distante pelo nível que elas exigem. A via mais fácil até pouco tempo atrás era um 8°a. Portanto eu comecei a treinar muito.

Em fevereiro desse ano eu fui pela primeira vez para o Cipó (Minas Gerais) e fiquei impressionado com a quantidade, qualidade de vias, e o mais importante: Motivação. Voltei com muitas metas, novos treinos e com o intuito de romper a barreira do medo, que sempre esteve presente e bloqueava quase 100% na minha evolução.

Foi muito legal ter me preparado para essa escalada. Fomos muitas vezes para São Luis do Purunã escalar à noite, o que me fez aclimatar com a rocha, e perdi 11 kg em 40 dias. “O medo que eu tinha deixei nas mãos de Deus e tudo ficou muito mais fácil”.

O que me faz evoluir é querer a cada movimento ser desafiado, sair da área de conforto. Eu busco algo muito maior, busco a evolução em equilíbrio, tanto na área esportiva como em todas as áreas da vida. A escalada não é só a parte física/material, eu diria que 90% é psicológico. Não basta você escalar, você tem que querer e ter certeza que você consegue!

Vejam o vídeo desta impressionante escalada: